REDAÇÃO  AMANHA
16/11/2023

O número de inadimplentes no país teve mais uma queda em outubro de 2023, e atinge 66,2 milhões de brasileiros. O Indicador realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,5%) estavam negativados em outubro deste ano, quando o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 4,1% em relação ao mesmo período de 2022. A partir dos dados disponíveis em sua base, que abrangem informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, a CNDL e o SPC Brasil registram que a variação anual observada em setembro deste ano ficou abaixo da verificada no mês anterior.

Na passagem de setembro para outubro, o número de devedores caiu 0,5%. “O número de brasileiros empregados no país é o maior da história e temos ainda um cenário econômico mais equilibrado, com juros em queda e melhoria na renda da população. Aliado a tudo isso, ainda há o Desenrola, que contribuiu para a queda da inadimplência”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa. O crescimento do indicador anual se concentrou no aumento de inclusões de devedores com tempo de inadimplência de um a três anos (25,3%). O número de devedores com participação mais expressiva em outubro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,7%). São 16,4 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, quase metade (48,3%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados. “Com o pagamento do 13º salário e o movimento dos trabalhos temporários no final do ano, a tendência é de queda na inadimplência para os próximos meses. Por isso, é importante que o consumidor aproveite essa fase para acertar as contas e não extrapolar nos gastos”, aponta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

0 respostas