Glauco Humai• Presidente da ABRASCE

Atualmente, temos 633 shoppings centers no Brasil com operações complexas para garantir um ambiente seguro para todos. Isso só é possível com a qualificação constante do setor e atualização sobre melhores práticas para atender os 443 milhões de brasileiros que frequentam os espaços mensalmente.

Essa é a proposta do Seminário de Segurança e Operações da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers. Durante dois dias, trocamos experiências e nos atualizamos sobre diferentes temas, desde o gerenciamento de grandes operações de segurança até técnicas na abordagem para salvar vidas e como agir em situações de risco; passamos por automação de processo de operações e o que fazer em emergências em que há déficits de segurança. Promovemos ainda um simulado de segurança para situações de alto risco.

Em conjunto, avançamos também em pautas que são prioritárias nos dias de hoje, como ESG, IA, proteção digital e LGPD, cibersegurança, liderança, saúde mental e acessibilidade. Sobre o último, por exemplo, falamos sobre a nossa parceria com o projeto Cordão de Girassol, que ajuda a identificar pessoas com deficiências ou condições não aparentes, mas que precisam de ajuda ou mais tempo nas lojas.

Hoje, celebro não só mais um evento realizado com sucesso, mas outra prova da competência e resiliência do setor de shopping centers. Celebro a oportunidade de aprender mais sobre a complexidade das operações de um dos espaços favoritos dos brasileiros.

Após um momento extremamente desafiador, voltamos a nos reunir e avançamos juntos em debates para crescimento e aprimoramento constantes. Estávamos saudosos desse evento tão importante, já que a última edição aconteceu há 4 anos, antes da pandemia.