10 de maio de 2023 · por Moroz Assessoria · em Fecomércio/CNC·

Os paranaenses se mantêm no topo da lista dos mais endividados do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 93,8% da população do estado possuía algum tipo de dívida em abril. O patamar foi praticamente o mesmo registrado em março, quando 93,5% das famílias estavam endividadas. Em abril de 2022 o endividamento atingia 91,6% dos lares paranaenses.

A inadimplência apresentou melhora, passando de 22,5% de paranaenses com contas atrasadas em março para 22,2% em abril. E os que não terão condições de quitar seus débitos correspondiam a 7,7% em março e baixaram para 7% em abril.

No cenário nacional, o segundo trimestre de 2023 começou com estabilidade no percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer. Em abril, 78,3% das famílias brasileiras estavam endividadas, mesmo índice de março. Desse total, 17,3% consideram-se muito endividadas, indicador que voltou a crescer após duas quedas.

Na análise por faixa de rendimentos, observa-se que o endividamento aumentou entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, passando de 92,3% em março para 94% em abril. Já entre as famílias de menor renda, o endividamento se manteve em 93,7%.

Tipo de dívida

As dívidas mais comuns dos paranaenses continuam sendo feitas no cartão de crédito, com 80%, seguido pelo financiamento de veículo, com 9%, e pelo financiamento imobiliário, com 8%.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fecomércio/PR