Companhia criada da fusão das administradoras de shopping centers integra o índice Bovespa no Mercado Novo da B3

de Redação  9 de janeiro de 2023

A nova gigante do varejo brasileiro formada pela fusão das administradoras de shopping centers Aliansce Sonae e BrMalls começa a operar nesta segunda-feira, 9, já integrando o índice Bovespa no Mercado Novo da B3, o mais exigente em relação às boas práticas de Governança Corporativa. Avaliada em R$ 10 bilhões, a companhia combinada é uma plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras.

“Trabalhamos seis meses no planejamento de integração de talentos, com a expertise que já temos da fusão com a Sonae. A ideia não é juntar o que cada empresa tem de melhor, mas acelerar as estratégias de engajamento, fidelização e soluções para lojistas que são harmônicas, proporcionando a melhor experiência”, afirma Rafael Sales, CEO da nova empresa.

No total, a empresa resultante da fusão de Aliansce Sonae e BrMalls possui 62 shoppings, sendo 53 deles próprios e nove administrados, com um portfólio de 11 mil lojas e 4 mil marcas. A nova companhia tem 2,5 milhões de área bruta locável (ABL) e recebe mais de 60 milhões de visitas mensais.

Porfólio de vendas

A empresa desponta com a maior liquidez do mercado e o portfólio com vendas em torno de R$ 40 bilhões, o que representa mais que o dobro do principal concorrente. Os shoppings próprios Top 10 têm venda de R$ 12,8 bilhões. Já a média de vendas dos shoppings Top 5 oriundos de cada companhia está acima de R$ 1 bilhão.

“Nossos shoppings são hubs de soluções para as cidades, destinos de convivência e experiência fígital e ainda espaços de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias”, comenta Sales.

Ao longo do ano será conduzido o processo de integração. Segundo Rafael, projetos como o de real state, originalmente da Aliansce Sonae e que cria bairros planejados para desenvolvimento do entorno dos shoppings pode ser levado para mais regiões do país, assim como a plataforma de mídia, que será a maior da indústria de shoppings. A nova empresa resultante da fusão de Aliansce Sonae e BrMalls tem mais de 5 mil colaboradores diretos e indiretos em todo o País.

A empresa tem estrutura de corporation e acionistas de referência no mercado, limitados a 25% do poder de voto e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.

Conclusão da combinação

Aliansce Sonae e BrMalls comunicaram na sexta, 6, a consumação da combinação dos negócios das companhias. Na própria sexta, foi encerrada a negociação das ações de emissão da BrMalls na B3 sob o código BRML3, conforme divulgado pelas empresas em 19 de dezembro.

As companhias continuarão a se dedicar às suas atividades, mantendo-se o registro de companhia aberta da Aliansce Sonae e a listagem de suas ações no segmento do Novo Mercado da B3, tornando-se a BrMalls uma subsidiária integral da Aliansce Sonae, segundo fato relevante.

Com a consumação da operação, as ações de emissão da BrMalls deixarão de ser negociadas no segmento do Novo Mercado da B3 e serão tomadas as medidas necessárias para que o seu registro de companhia aberta seja convertido de categoria “A” para categoria “B” e mantido enquanto os demais valores mobiliários por ela emitidos estiverem em circulação.

Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon).