São quatro os principais fatores que condicionam o consumo no país.

O primeiro, claro, é renda. O Segundo, é emprego – afinal, sem trabalho a chance de aumentar a renda é pequena. O terceiro é inflação, que pode corroer a renda. O quarto, muitas vezes subestimado por alguns analistas, é a confiança do consumidor.

Muitas vezes podemos não ter recursos para uma compra, mas se estamos confiantes no futuro assumimos um crediário e vamos em frente. Ao contrário, se acreditamos que o cenário à frente pode ser desfavorável, mesmo tendo dinheiro adiamos uma aquisição mais importante.

Porque menciono esse assunto? Saiu essa semana uma pesquisa do Instituto Locomotiva, do meu amigo Renato Meirelles, mostrando que nada menos. do que 86% dos brasileiros estão otimistas com 2024, acreditando que a vida vai melhorar nesse ano novo. Apenas 8% estão pessimistas (os outros 6% não sabem ou não quiseram responder).

Essa é uma notícia que enche de esperança o varejo brasileiro, incluindo shopping centers, evidentemente.

A conferir, se a realidade vai confirmar a expectativa do consumidor brasileiro. Tomara que sim.