Por  Letícia Lopes  / Ana Flávia Pilar  — Rio de Janeiro 28/09/2023 / o globo

Ainda faltam alguns dias ou meses para as principais datas do calendário do comércio — Dia das Crianças, Black Friday e Natal —, mas varejistas de diferentes segmentos já iniciaram o processo de contratação de temporários.

Com inflação mais controlada, início do ciclo de queda dos juros e alguma ajuda da taxa de câmbio nos últimos meses, as expectativas são otimistas para o fim do ano. Nas projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a criação de vagas temporárias deve alcançar o maior patamar em dez anos.

— O Natal sem dúvidas vai ser melhor do que o do ano passado, e isso vai se converter em vagas. Tudo leva a crer que vamos passar do patamar de 110 mil postos temporários abertos, o que é um patamar expressivo. Se olharmos a série histórica, o patamar mais alto foi em 2013, com 115 mil vagas abertas. Com os juros e a inflação menores, certamente teremos o maior contingente de trabalhadores temporários para o período dos últimos dez anos — avalia Fábio Bentes, economista sênior da CNC.

O mercado popular do Saara, no centro do Rio, é uma área comercial que tem o movimento intensificado no fim do ano — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O setor ainda não conta com dados fechados de 2022, mas a expectativa à época era de criação de 109,4 mil vagas. Foi um ano atípico, de reabertura pós-pandemia. No auge da crise da Covid, o comércio tinha fechado muitos postos de trabalho. Na reabertura, além das vagas extras típicas de fim de ano, muitas empresas contrataram temporários até para repor posições efetivas que tinham sido suspensas na pandemia.

 

Caso as projeções para este ano se confirmem, o resultado significará expansão sobre uma base alta de comparação. A CNC espera alta de 4% sobre a projeção de 2022.

— Foi uma década com muitas crises para o varejo. Nos últimos anos, o Natal foi fraco ou teve quedas nas vendas e no trabalho temporário. Do ponto de vista do varejo, acredito que estamos diante de um ciclo mais positivo. Com vendas e empregos um pouco mais fortes — complementa Bentes, que espera que as contratações ganhem tração a partir da segunda quinzena de outubro.

Aposta nas vendas

Entre os analistas ainda não há consenso, embora existam sinais de otimismo. Projeções fechadas para o fim do ano costumam ser divulgadas após o Dia das Crianças, que funciona como um primeiro termômetro para o varejo. Mas os anúncios de contratações se multiplicaram nos últimos dias.

Para dar conta dos presentes dos pequenos no 12 de outubro, RiHappy e PBKids estão com inscrições abertas para 1,3 mil vagas para auxiliar de loja.

Vagas temporárias 2012-2022 — Foto: Editoria de Arte

Expectativa de carteira assinada

Na expectativa de conseguir assinar sua carteira de trabalho pela primeira vez, Joyce Santos, de 24 anos, se inscreveu no processo seletivo da varejista de brinquedos e foi contratada temporariamente como auxiliar de loja.

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— Tentei o temporário porque pensei que era o primeiro passo para a CLT. Se você não consegue ser CLT de primeira, como temporário já está dentro da loja. Eu quero ficar — diz Joyce, que agora trabalha no estoque.

Joyce Souza, temporária na rede de lojas de brinquedos RiHappy: expectativa de ter carteira assinada — Foto: Roberto Moreyra

Rodolpho Tobler, economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), estima que o número de vagas abertas no fim de 2023 deve ser maior que no ano passado, mas ainda não deve repetir o patamar observado antes da pandemia. Isso porque atividades de venda de tecidos, calçados, vestuário e eletrodomésticos ainda operam abaixo do patamar de 2019.

Na Centauro, por exemplo, serão 2,3 mil vagas em lojas físicas e nos centros de distribuição. O patamar é similar ao número de postos abertos pela varejista de itens esportivos no ano passado, quando 2 mil temporários foram contratados. Josiane Lima, diretora de Talentos do Grupo SBF, atribui as novas oportunidades à demanda:

— Existe a sazonalidade do último trimestre, em especial pelo Natal. Além disso, os consumidores já adotaram a prática de aproveitar os preços reduzidos da Black Friday para adiantar os presentes de Natal, pagando menos.

Queda da inflação favorece contratações

Segundo Tobler, a melhora no mercado de trabalho se deve à inflação mais controlada e à redução na taxa básica de juros, mas também à manutenção de programas assistenciais do governo, que aumentaram o poder de compra da população.

— O mercado de trabalho está reagindo, mas a renda média segue baixa — pondera.

Na Americanas — que está em recuperação judicial após revelar rombo de R$ 20 bilhões em suas contas no início do ano —, foram abertos 1,2 mil postos em áreas logísticas dos centros de distribuição. E há ainda expectativa de novas oportunidades entre outubro e novembro para as lojas.

— Iniciamos o ano de 2023 com muitos desafios, mas seguimos resilientes e focados na recuperação e em acelerar a transformação da Americanas, marca reconhecida pelos brasileiros — diz o diretor de Gente da Americanas S.A., Leonardo Ferreira.

Quarto trimestre de oportunidades

Professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ, João Saboia analisa que, apesar das recentes melhorias no desemprego — a taxa recuou para 7,9% em julho, menor patamar para o período desde 2014 —, a conversão das vagas temporárias em postos formais efetivos depende de diferentes fatores:

— Vamos ter uma boa geração de emprego para o último trimestre, mas não acredito que o percentual de conversão de postos temporários em permanentes será elevado. Vai depender das expectativas do varejo na virada do ano, depois dessas datas — afirma, citando crescimento do PIB e avanço da Reforma Tributária como fatores de peso no cenário.

João Saboia, professor emérito da UFRJ — Foto: Divulgação

Na capital fluminense, a expectativa do setor é que 12 mil vagas temporárias sejam abertas, segundo Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio)e Sindilojas Rio, 2 mil a mais que em 2022.

Para quem tenta transformar a vaga temporária em efetiva, o analista de Comunicação e Marketing do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), Luã Queiroz Christo, recomenda mostrar compromisso, conhecer a empresa e estar disposto a aprender.

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