de Redação  26 de abril de 2023 no Destaque do diaEconomiaNotícias

Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos aos governos federal, estaduais e municipais. A marca será registrada pelo Impostômetro, painel instalado na sededa Associação Comercial de São Paulo, no centro histórico da capital paulista, às 12h desta quarta-feira, 26 de maio.

A marca será atingida com sete dias de antecedência na comparação com 2022. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

“A alta de impostos que tivemos aconteceu pelo aumento da inflação, que incide diretamente nos preços dos produtos e eleva a arrecadação”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Impostos x Dias das Mães

A tradicional data de Dia das Mães, época em que o comércio ganha fôlego, pode representar números expressivos em arrecadação tributária. Ainda de acordo com Solimeo, a carga embutida em presentes afetará o bolso dos filhos que decidirem realizar compras nesse período.

Os perfumes (nacionais) podem atingir até 69,13% de tributos. No caso das joias, os tributos podem chegar em 50,44%. Com pouco menos de tributos, temos as bolsas (geral) com 39,95%. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Evolução da carga tributária

Criado em 2005, o painel eletrônico completou 18 anos no dia 20 de abril. “Tivemos um aumento bastante significativo depois da inauguração do painel pois, naquela época, a carga tributária era inferior a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Atualmente, ela está na casa dos 35%. Ou seja, de toda riqueza que se produz no Brasil, mais de um terço se converte em impostos, taxas e contribuições em diversas formas de tributos”, diz Solimeo.

Esse avanço, continua Solimeo, foi bastante significativo apesar das campanhas e todo o esforço em prol da conscientização por parte da população sobre a quantidade impostos pagos diária, mensal e anualmente.

Entre as iniciativas para conscientizar o consumidor sobre o tema, Solimeo cita a implementação do valor de impostos na nota fiscal, que serve para contabilizar e mostrar para o contribuinte a quantidade exata de tributos que ele paga quando adquire um produto, serviço ou bem.