Redaçãode Redação

 2 de outubro de 2023

Nesta Black Friday, o consumidor está otimista e de olho nas promoções. Os varejistas acompanham a onda de otimismo e 55% deles acreditam que a edição deste ano será melhor em vendas do que a do ano passado. O dado é de uma pesquisa da Reclame Aqui e da Linx.

A pesquisa revela que 75% dos consumidores ainda estão indecisos sobre comprar na maior data do varejo brasileiro, o que aponta uma redução da rejeição à data. Existe também a expectativa de crescimento do ticket médio: entre os respondentes que afirmaram que irão comprar na Black Friday, a previsão é de maior gasto em compras este ano em relação à edição passada.

“O que deve ser observado sobre os consumidores é a intenção de compra atrelada à confiabilidade nas empresas, a disposição a gastar e a pesquisa/monitoramento de preços. Levando em consideração que os consumidores começaram a monitorar preços há 6 meses, concluímos que o consumidor vai pra Black Friday com um bom raio-x de preços em mente”, analisa Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame Aqui.

Os brasileiros enxergam a data como um meio para realizar compras de oportunidade e, por isso, o principal fator decisivo para comprar um item é seu preço (35%). Entretanto, dois outros fatores ganharam peso em 2023: empresas confiáveis (13%) e a consideração das avaliações de outros consumidores (12%).

Meios de pagamento

O olhar do consumidor atual está em produtos de alto valor, com uma tendência ao setor de eletro, ao pagamento à vista com desconto e parcelamentos reservados para mercadorias de alto valor.  Ao contrário de 2022, o interesse em TVs, smartphones e eletroeletrônicos lidera a edição deste ano, desbancando roupas e calçados.

Os consumidores esperam descontos à vista para comprar produtos de alto valor, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Já quem optar pelo parcelamento, a preferência da maioria é parcelar compras com valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. Entre os varejistas, a expectativa de uso também gira em torno do Pix e cartão de crédito.

No ano passado, quase 70% dos consumidores buscaram seus produtos em lojas online. Já na Black Friday 2023, a tendência aponta para a disputa entre lojas físicas e online: 44,8% do entrevistados pretendem comprar em lojas online, em sites, e-commerces, marketplaces; e 26,2% devem buscar seus produtos em lojas físicas. Entre os varejistas, os canais com maiores investimentos para a data são as redes sociais, WhatsApp e lojas online.

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