Neste sábado, dia 30, a Renner abre a primeira loja do varejo brasileiro projetada com base nos conceitos da economia circular, que associa o desenvolvimento ao melhor uso de recursos, priorizando insumos mais duráveis e renováveis. A loja, localizada no Shopping Rio Sul, foi totalmente remodelada para propor uma experiência inovadora de compra que abrange estrutura física, produtos, apoio a comunidades e desenvolvimento de fornecedores. Além disso, a operação potencializa a jornada omnichannel e qualifica o relacionamento com os clientes por meio da tecnologia.
O projeto de reforma da loja foi desenhado para reduzir os impactos ambientais desde a construção até o funcionamento. Para isso, a Renner deixou de usar 8,5 toneladas de aço estrutural já na concepção da unidade e priorizou a utilização de materiais sustentáveis, reciclados e recicláveis. Inicialmente, o objetivo era reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra, porém a meta foi superada e foram reutilizados 97% desses resíduos, sendo que grande parte foi reciclada e aproveitada em outras cadeias produtivas.
A operação da loja será mais sustentável, com abastecimento de energia renovável originada de fonte eólica com baixo impacto e maior eficiência energética. No longo prazo, em um cenário de 20 anos, a emissão de CO2 evitada na construção e funcionamento da unidade corresponde à restauração de uma área de 1,5 hectare de Mata Atlântica e deve alcançar uma redução de 24% no potencial de aquecimento global.
Há alguns anos, a Lojas Renner S.A. assumiu o compromisso de reduzir o impacto ambiental e adotar práticas de sustentabilidade. Fez seu primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa em 2011 e, desde 2016, neutraliza 100% das suas emissões inventariadas. Até o final de 2021, a companhia cumprirá a meta de reduzir 20% das emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017.
O consumo de água da nova loja circular também será reduzido em aproximadamente 56%, na comparação com os modelos tradicionais das lojas da Renner, gerando uma economia de mais de 420 mil litros de água ao ano, o que representa o consumo de sete pessoas nesse período. Na parte interna, todo o mobiliário foi desenvolvido com materiais recicláveis, o que reduziu em 37% a quantidade de MDF e suprimiu o uso de vidros e pinturas.
Para destacar algumas das iniciativas de sustentabilidade da marca, a nova loja circular criou um espaço com uma curadoria de peças com o Selo Re, que têm menor impacto ambiental, além do coletor Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo da Renner (que confere destinação correta a peças de roupa em desuso, embalagens e frascos de perfumaria e beleza).
Os clientes terão acesso a três novas coleções-cápsulas do Selo Re. A nova edição da Re Jeans traz o popular jeans com conceito ecofashion, que vem ganhando cada vez mais atributos e representatividade dentro da marca. A coleção Studio apresenta roupas com algodão e viscose responsáveis, tecidos reciclados, linho certificado, peças com tingimento natural e calçados feitos de materiais de origem reciclada e sola de palha de arroz. Por fim, a cápsula Algodão Orgânico oferece opções femininas, masculinas e infantis feitas com algodão orgânico certificado, cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos.
Há ainda um espaço dedicado ao Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios, que faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner. É o maior brechó brasileiro online e terá um local de coleta no Rio Sul para quem quiser revender na plataforma.
Melhoria na experiência dos consumidores
Outro grande diferencial é que a loja circular da Renner foi projetada para aperfeiçoar a experiência dos clientes e dar visibilidade à estratégia omnichannel da varejista. Toda a jornada foi repensada para melhorar e potencializar as soluções que fazem mais sentido para os consumidores. Os usuários que circularem pelo local terão diferentes canais para acessar produtos e serviços, como os totens que levam ao catálogo digital completo do estoque omni da marca.
A ideia principal é elevar ao máximo o protagonismo dos consumidores, trazendo mais autonomia à jornada de compra. Para isso, haverá um aumento de mais de 60% no número de caixas de autoatendimento à disposição dos clientes, assim como nos dispositivos de Venda Móvel, operados por colaboradores para finalizar a venda em qualquer ponto da loja.
No primeiro semestre de 2022, em Jacarepaguá, também no Rio de Janeiro, será inaugurada a segunda loja da Renner com o mesmo conceito.
Geração de emprego e capacitação para os cariocas
Parte do investimento da varejista no Rio de Janeiro foi destinada ao apoio a projetos de qualificação e empregabilidade da comunidade carioca. O Instituto Lojas Renner, em parceria com o Instituto Aliança e o Shopping Rio Sul, ofereceu um curso profissionalizante para 28 pessoas em situação de vulnerabilidade, que agora estão aptas à colocação profissional no varejo brasileiro. Dessa turma, 8 já foram contratados pela Renner.
Outra iniciativa é o curso técnico de costura e desenvolvimento pessoal que foi realizado com a colaboração da Agência ONU Migrações e a organização Mulheres do Sul Global para qualificar 160 migrantes moradoras de regiões periféricas do Rio de Janeiro. Ao fim da formação, dez alunas foram convidadas a integrar a equipe de atendimento do SOS Costura, aplicativo de ajustes, reparos e customização de roupas que se uniu à Renner para iniciar as atividades na cidade. Além de conectar as profissionais por meio do aplicativo, a varejista vai incentivar os clientes a utilizarem o serviço, aumentando a demanda e a renda das costureiras.
Há ainda o programa de jovens aprendizes da Renner em parceria com o Senac-RJ que iniciaram em agosto um curso sobre o setor varejista. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de conversar com colaboradores da Renner sobre sustentabilidade, diversidade e atendimento, assim como o conceito de loja circular inaugurado no shopping Rio Sul.
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