O cenário está posto: a mão de obra qualificada se tornou escassa, os empresários começaram a investir na formação de seus funcionários dentro das próprias empresas e as universidades estão tentando reinventar o modelo de ensino. Com essas afirmações, apresenta-se, mais uma vez, uma reflexão que sempre gerou muita polêmica, mas que, agora, está difícil de ser […]

Não é mera coincidência. Nas últimas semanas, temos percebido ações mercadológicas de várias marcas direcionadas especificamente ao público acima dos 50 anos. Não é por acaso. Essas empresas começaram a perceber (antes tarde que mais tarde) que esse grupo etário possui enorme potencial de compra. Os números são elevados, crescentes e animadores: São 55 milhões […]

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu pelo terceiro mês consecutivo no Paraná, chegando a 123,7 pontos em julho, com alta mensal de 1,2%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). […]