Fabio Gonçalves de Oliveira / Linkedin / jan 2025

Formou-se em Farmácia na Universidade Federal do Paraná. Estagiou em um laboratório de uma indústria farmacêutica, mas queria empreender. Pegou dinheiro emprestado com um tio e abriu uma pequena farmácia de manipulação.

Em 1977, nasce a primeira loja O Boticário. Os primeiros produtos eram feitos usando uma batedeira de cozinha.

Em 1979, abriu a segunda loja O Boticário, no aeroporto de Curitiba. No mesmo ano, lançou sua primeira colônia, a Acqua Fresca. A localização foi estratégica, As comissárias de bordo enchiam sacolas e levavam para vender em suas cidades e também atraiu interessados em vender os produtos em território nacional.

Na mesma época, comprou de Silvio Santos mais de 60.000 embalagens de perfume em formato de ânfora. Detalhe: não tinha dinheiro para pagar as parcelas restantes, apenas a inicial.

Um ano depois, vendeu sua primeira franquia, quando o modelo ainda era pouco conhecido no Brasil.

Em 1982, inaugurou uma fábrica com capacidade de produzir 400.000 unidades de produtos por ano.

Em 1985, entrou no mercado português. Dois anos depois, a empresa abriria sua milésima unidade.

O vento nem sempre sopra a favor. Entre 1987 e 1990, com o adverso cenário econômico do país, chegou a pedir prazo para os fornecedores para que a empresa não fosse à falência.

Superada essa fase, Krigsner, sempre inovador, decidiu que era hora de focar no atendimento ao cliente. Criou um Código de Conduta que trazia um manual de atendimento ao cliente e uniforme para seus colaboradores. O objetivo era criar uma experiência memorável para o consumidor.
Em 2002, abre lojas no Uruguai e nos Estados Unidos. Dois anos depois, criou o Malbec, o primeiro perfume produzido com álcool vínico no mundo.

Em 2010, O Boticário se firmou como a maior franquia brasileira. No ano seguinte, a empresa lançou a marca Eudora, tornando-se agora o Grupo Boticário.

Em 2011, Krigsner criou o Museu do Holocausto de Curitiba como forma de homenagear os pais judeus perseguidos durante o nazismo.

Em 2019, Krigsner tornou-se um dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 1,5 bilhão, de acordo com a Forbes.

Em março de 2021, Miguel Krigsner deixou o cargo de CEO e passou a ocupar a cadeira de Presidente do Conselho Administrativo da empresa. O sucessor do empresário foi seu cunhado, Artur Grynbaum.

Em 2023 o grupo registrou R$ 30,8 bilhões em vendas, com mais de 4.000 lojas e emprega mais de 18.000 pessoas.

Atualmente, a holding é dona das marcas O Boticário; Eudoraquem disse, berenice?The Beauty Box, Truss Professional e Vult .

Miguel Krigsner também criou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, uma iniciativa voltada à preservação ambiental e que recebe 1% de todas as vendas do grupo.

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