As brasileiras Centauro e Petlove estão entre as 50 marcas mais inovadoras do mundo em 2024, de acordo com relatório do Grupo Ebeltoft, um consórcio de empresas líderes em varejo e consultorias de marcas do qual faz parte o Gouvêa Ecosystem. A publicação, anual, destaca cases que inspiram o futuro do setor.
O ranking é dividido em três categorias: “Inovação para hipereficiência”, “Inovação para uma experiência aprimorada” e “Inovação para um mundo melhor”.
A varejista de artigos esportivos Centauro ocupa a primeira posição na categoria “Inovação para uma experiência aprimorada” com a Arena Centauro Ibirapuera, inaugurada em 2023 no parque de mesmo nome, localizado na zona sul de São Paulo.
O espaço tem 1 mil m² e abriga eventos, exposições e serviços gratuitos que atendem ao público de entusiastas de esporte, criando uma experiência dinâmica, inclusiva e imersiva “que vai além da mera prática atlética”, como descreve o relatório do Ebeltoft.
O espaço conta, ainda, com um calendário semanal de atividades como aulas de dança, sessões de ioga, clínicas de futebol e basquete. Fora dos seus limites, a Centauro também investiu na valorização do entorno da loja, instalando estações de alongamento e ginástica e reformando a pista de corrida local.
“A iniciativa é uma combinação de marketing, experiência de marca e loja onde os clientes podem conhecer seus esportes preferidos, testar e comprar produtos e interagir com suas marcas preferidas”, destaca o relatório.
Petlove
O Quintal Petlove, também no Parque do Ibirapuera, aparece na mesma categoria do ranking do Ebeltoft. O espaço ao ar livre da marca, projetado para cães e seus donos, é apoiado por uma loja própria e quiosques. O Quintal conta com equipamentos de agilidade e abriga uma agenda cultural centrada nos animais de estimação e seus tutores, com eventos educativos e encontros temáticos.
“O principal objetivo da iniciativa é proporcionar um ambiente seguro e convidativo para que os amantes de animais de estimação possam desfrutar de bons momentos com seus cães, enfatizando o bem-estar dos animais de estimação e de seus donos”, destaca o Ebeltoft.
Mundo melhor
Na categoria “Inovação para um mundo melhor”, o destaque é a Good Foot Delivery, do Canadá, uma empresa de entrega rápida que atua na área de Toronto. A combinação de transporte a pé e público, segundo o relatório, garante um serviço competitivo e cria um negócio mais sustentável.
A unidade sustentável que o McDonald’s abriu em São Paulo em 2023 também aparece nessa categoria. Com forte ênfase na sustentabilidade, o espaço foi construído a partir de materiais reciclados e madeira recuperada. As iniciativas da unidade incluem gestão de resíduos, frota de veículos elétricos de entrega, caixas de compostagem para resíduos orgânicos, estacionamento para bicicletas, painéis solares e quiosque ao ar livre confeccionado em material polipropileno reciclado.
O relatório destaca o uso de madeira projetada pelo McDonald’s para consumir energia mínima durante a produção e uso enquanto armazena efetivamente dióxido de carbono.
Hipereficiência
A categoria “Inovação para hipereficiência” é liderada pela rede americana fast-casual de saladas Sweetgreen. A empresa abriu seu primeiro estabelecimento totalmente automatizado em maio de 2023, denominado “Cozinha Infinita”, em Naperville, nos arredores de Chicago. A unidade foi visitada recentemente pela MERCADO&CONSUMO junto com a delegação que a Gouvêa Foodservice levou para a National Restaurant Show 2024.
A loja usa a tecnologia obtida da Spyce, uma empresa de robótica para restaurantes adquirida pela Sweetgreen em 2021, que permite aos clientes façam pedidos por meio de quiosques ou online. Uma tigela se move ao longo de uma esteira transportadora, com um controle robótico distribuindo os ingredientes da salada de acordo com o pedido do cliente. Um funcionário da Sweetgreen dá os retoques finais.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!