Entidade prevê problemas neste ano -Pandemia ainda impacta resultados

Apesar da redução de vagas, há expectativa de salários maiores em 2020Tomaz Silva/Agência Brasil
PODER360

21.out.2020 (quarta-feira) – 22h19
Pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), nesta 4ª feira (21.out.2020), aponta que a oferta de vagas temporárias para o Natal deve ser a menor em todo o Brasil, desde 2015. Segundo a entidade, as empresas do setor ainda sofrem com os efeitos econômicos da pandemia.
A CNC estima que sejam abertas 70.700 vagas de emprego temporárias no país, neste fim de ano, o que representa queda de 19,7%, em relação a 2019. Para o varejo, o Natal é a principal data comemorativa que impulsiona vendas.
Apesar da queda nas contratações, a CNC prevê que a movimentação financeira do comércio seja maior neste ano e chegue a R$ 37,5 bilhões, alta de 2,2%, na comparação com o mesmo período de 2019. O estudo aponta que o comércio eletrônico deve ajudar a impulsionar as vendas, ainda que não seja suficiente para aumentar a demanda por novos funcionários.

DADOS REGIONAIS
O levantamento aponta que a queda na abertura de vagas temporárias será percebida em todos os Estados. A expectativa é de que São Paulo seja o local com mais oportunidades de trabalho neste fim de ano, onde se espera a abertura de 17.900 vagas. O número é mais que o dobro do 2º lugar, que deve ficar com Minas Gerais, com 8.330 contratações, aproximadamente.
Em todos os Estados, a maior parte das vagas será aberta em lojas de vestuário e calçados. Esse setor deverá abrir 30.700 vagas, neste fim de ano.

SALÁRIOS MAIORES
O estudo da CNC diz que o salário médio oferecido pelas empresas deve ser 4,6% maior que o oferecido em 2019, chegando a R$ 1.319. Lojas especializadas em produtos de informática e comunicação terão os maiores salários, chegando a R$ 1.618. No entanto, essas empresas devem representar apenas 7% do total de vagas temporárias.
Embora os salários sejam maiores, quem for contratado neste período terá menos chances de ser efetivado. Isso porque a taxa de efetivação tende a ser menor, por causa da incerteza dos empresários quanto ao futuro da economia em 2021.